Política
Sábado, 19 de abril de 2025

Haddad ganha força para Ministério da Fazenda, dizem fontes do grupo de transição

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem consultado interlocutores sobre o nome de Haddad para colher impressões

O nome de Fernando Haddad está altamente cotado entre as opções do governo petista para o futuro Ministério da Fazenda, dizem fontes ligadas ao grupo de trabalho da economia à CNN.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tem consultado interlocutores sobre o nome de Haddad para colher impressões.

Ainda que Lula não abra o jogo sobre suas preferências, nem a pessoas próximas, os questionamentos sobre Haddad têm levado aliados a avaliar que o ex-ministro da Educação é um forte candidato à Pasta.

O fato de Lula ter endurecido o discurso em relação ao mercado também leva fontes próximas ao presidente a acreditar que nomes como o de Henrique Meirelles e Pérsio Arida perderam força na bolsa de apostas.

Entre participantes do grupo de transição do novo governo, está claro que a intenção de Lula seria de fato indicar um nome político à Fazenda, em vez de um nome técnico. O presidente eleito não quer que seu governo seja “refém” do mercado e da ala mais liberal de economistas, o que poderia acontecer se um economista tucano ou um dos pais do Plano Real fosse indicado.

De qualquer forma, interlocutores dizem que Lula segue muito “enigmático” sobre o nome para a economia e ainda não tem uma decisão definida.

Fonte: CNN