Data Mercantil

Lula ligou para Alcolumbre para agradecer por aprovação do Orçamento 2026

Lula fez ligação ao presidente do Senado após votação do Orçamento na última sexta-feira. Gesto mostra reaproximação após tensões sobre indicação ao STF

O presidente Lula telefonou para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após a votação do Orçamento para 2026 pelo Congresso Nacional na última sexta-feira (19). A ligação foi um gesto de agradecimento pela aprovação da matéria e busca distensionar a relação entre o Palácio do Planalto e o Senado Federal. A apuração é de Isabel Mega no CNN Novo Dia.

A informação foi confirmada por pelo menos duas fontes, embora a equipe de Alcolumbre tenha negado o contato. Segundo a apuração, a chamada foi intermediada pelo líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues.

O telefonema representa uma tentativa de reaproximação em um momento de relações estremecidas entre Lula e Alcolumbre. A tensão entre ambos aumentou após a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal, nome que não contava com o apoio do presidente do Senado.

Alcolumbre havia encabeçado uma campanha para que o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fosse o escolhido para a vaga na Corte.

Contexto político sensível

A ligação ocorre em um cenário político delicado para o governo. A indicação de Jorge Messias para o STF está em compasso de espera e enfrenta resistências no Senado. Um aliado próximo a Messias chegou a comparar a situação do indicado a um paciente que “saiu da UTI, foi para a enfermaria, mas ainda está hospitalizado”, ilustrando as dificuldades para sua aprovação.

O gesto de Lula também mira o início do ano legislativo de 2026, quando o Senado retomará suas atividades em fevereiro. Com um ano eleitoral se aproximando, o governo busca garantir a viabilidade de suas agendas no Congresso Nacional e pavimentar a aprovação de Messias para o STF.

A escolha de Messias, que é evangélico, também representa uma estratégia de Lula para se aproximar desse segmento da população, considerado importante para as eleições de 2026.

Cada gesto, menção de agradecimento e referência pública entre as partes são vistos como sinais importantes de distensionamento na relação entre o Executivo e o Legislativo.

Fonte: CNN

Sair da versão mobile