
As cidades históricas de Minas Gerais se preparam, mais uma vez, para os festejos da Semana Santa. Ouro Preto, Mariana e Contagem terão liturgias e cerimônias similares, com destaque para a procissão do fogaréu, marcada para quinta-feira (17), e a montagem dos tapetes coloridos, que são demonstrados no domingo (20).
Nessa data, a Santa Missa será celebrada em três horários na cidade de Mariana, com rito de lava-pés. Às 18h30, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário; às 19h, na Matriz Nossa Senhora Aparecida; e 20h30, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
A procissão do fogaréu, inclusive, é um resgate da cidade de Mariana, já que não acontecia no município desde 1818. Ela traz luz ao perdão e à misericórdia. Também serão comemorados os 280 anos da Arquidiocese do município.
Essa procissão, que começa às 22h30 na catedral em direção à praça Minas Gerais, simboliza a busca e prisão de Jesus no Jardim das Oliveiras. Sob a luz de tochas, moradores encapuzados percorrem as ruas em cortejo.
Ela também acontece em Ouro Preto.
Também na quinta-feira, em Ouro Preto, acontece a cerimônia do lava-pés a partir das 17h30, na Basílica Nossa Senhora do Pilar, seguida pela transladação do santíssimo sacramento para a Capela do Senhor do Bom Fim e Agonia, com adoração até a meia-noite.
Na cidade, o cortejo para a procissão do fogaréu será iniciado às 23h, saindo da Igreja de São Francisco de Assis até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Em Contagem, também acontecerão cerimônias de lava-pés nas igrejas de São Geraldo, Nossa Senhora da Ajuda – Alto Maranhão, Matriz de São José, na Basílica do Senhor Bom Jesus, na Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja e na escadaria da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Na sexta-feira (18), é realizada a via-sacra a partir das 6h. Em Ouro Preto, ela sairá da Capela São Cristóvão para a Capela do Bom Fim e da Agonia. Em Congonhas, haverá trajetos saindo da Capela de Santa Luzia Residencial, em direção à Basílica do Senhor Bom Jesus, e também da Matriz São José em direção à Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em Mariana, sairá da Catedral Basílica para a Cartuxa de Dom Viçoso.
Às 19h, em Ouro Preto, haverá a apresentação do figurado bíblico, seguido pelo sermão do descendimento da cruz em frente à Igreja São Francisco de Assis. Depois, haverá a procissão do enterro, que conduz imagens do Cristo morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, sendo encerrado no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
No sábado (19), as igrejas das cidades realizam a solene vigília pascal. A solenidade pode ser acompanhada às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, e na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda – Alto Maranhão, em Congonhas.
No domingo (20), as missas festivas começam às 5h30, na Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição e procissão até a Praça da Basílica do Bom Jesus, em Congonhas. Às 8h, haverá repique de sinos nas igrejas históricas em Mariana anunciando a Páscoa, com a missa acontecendo às 9h.
Em seguida, haverá a procissão da ressurreição com o santíssimo sacramento para a praça da Sé. Nessa procissão, serão demonstrados os tapetes coloridos e enfeites nas janelas e sacadas de casas, assim como nas ruas, tradição que é característica de Ouro Preto.
Durante o dia, também haverá missas comemorativas na cidade. A última acontece às 19h, na Basílica Nossa Senhora do Pilar.
Fonte: FolhaPress