Data Mercantil

Fogaréu e tapetes coloridos reúnem fiéis na Semana Santa nas cidades históricas de MG

As cidades históricas de Minas Gerais se preparam, mais uma vez, para os festejos da Semana Santa. Ouro Preto, Mariana e Contagem terão liturgias e cerimônias similares, com destaque para a procissão do fogaréu, marcada para quinta-feira (17), e a montagem dos tapetes coloridos, que são demonstrados no domingo (20).
Nessa data, a Santa Missa será celebrada em três horários na cidade de Mariana, com rito de lava-pés. Às 18h30, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário; às 19h, na Matriz Nossa Senhora Aparecida; e 20h30, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
A procissão do fogaréu, inclusive, é um resgate da cidade de Mariana, já que não acontecia no município desde 1818. Ela traz luz ao perdão e à misericórdia. Também serão comemorados os 280 anos da Arquidiocese do município.
Essa procissão, que começa às 22h30 na catedral em direção à praça Minas Gerais, simboliza a busca e prisão de Jesus no Jardim das Oliveiras. Sob a luz de tochas, moradores encapuzados percorrem as ruas em cortejo.
Ela também acontece em Ouro Preto.
Também na quinta-feira, em Ouro Preto, acontece a cerimônia do lava-pés a partir das 17h30, na Basílica Nossa Senhora do Pilar, seguida pela transladação do santíssimo sacramento para a Capela do Senhor do Bom Fim e Agonia, com adoração até a meia-noite.
Na cidade, o cortejo para a procissão do fogaréu será iniciado às 23h, saindo da Igreja de São Francisco de Assis até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Em Contagem, também acontecerão cerimônias de lava-pés nas igrejas de São Geraldo, Nossa Senhora da Ajuda – Alto Maranhão, Matriz de São José, na Basílica do Senhor Bom Jesus, na Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja e na escadaria da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Na sexta-feira (18), é realizada a via-sacra a partir das 6h. Em Ouro Preto, ela sairá da Capela São Cristóvão para a Capela do Bom Fim e da Agonia. Em Congonhas, haverá trajetos saindo da Capela de Santa Luzia Residencial, em direção à Basílica do Senhor Bom Jesus, e também da Matriz São José em direção à Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em Mariana, sairá da Catedral Basílica para a Cartuxa de Dom Viçoso.
Às 19h, em Ouro Preto, haverá a apresentação do figurado bíblico, seguido pelo sermão do descendimento da cruz em frente à Igreja São Francisco de Assis. Depois, haverá a procissão do enterro, que conduz imagens do Cristo morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, sendo encerrado no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
No sábado (19), as igrejas das cidades realizam a solene vigília pascal. A solenidade pode ser acompanhada às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, e na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda – Alto Maranhão, em Congonhas.
No domingo (20), as missas festivas começam às 5h30, na Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição e procissão até a Praça da Basílica do Bom Jesus, em Congonhas. Às 8h, haverá repique de sinos nas igrejas históricas em Mariana anunciando a Páscoa, com a missa acontecendo às 9h.
Em seguida, haverá a procissão da ressurreição com o santíssimo sacramento para a praça da Sé. Nessa procissão, serão demonstrados os tapetes coloridos e enfeites nas janelas e sacadas de casas, assim como nas ruas, tradição que é característica de Ouro Preto.
Durante o dia, também haverá missas comemorativas na cidade. A última acontece às 19h, na Basílica Nossa Senhora do Pilar.

Fonte: FolhaPress

Sair da versão mobile