Data Mercantil

Para Planalto, Tarcísio ensaia discurso de candidato a presidente

Governador de São Paulo, porém, negou pretensão de ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2026

discurso feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante manifestação no domingo (16), no Rio de Janeiro, gerou desconfiança no Palácio do Planalto.

A avaliação de assessores do governo petista é de que o governador, que antes vinha evitando um embate direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu radicalizar no final de semana.

O motivo para a mudança, para assessores palacianos, seria a tentativa de Tarcísio ensaiar um discurso presidencial na tentativa de se cacifar para a disputa presidencial de 2026.

A presença do governador na manifestação pelo PL da Anistia não foi surpresa para o governo petista. O que chamou a atenção foi o tom adotado pelo governador, um contraponto à postura adotada até então.

Tarcísio fez duras críticas ao governo federal sobre a alta da inflação e criticou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Até então, o governador adotava um discurso moderado até para servir como uma ponte entre os líderes da direita e o Supremo Tribunal Federal (STF).Play Video

A fala do governador teve rápida reação no próprio domingo. A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), reagiu nas redes sociais, rebatendo o governador. Segundo ela, que citou Tarcísio, Lula não tem medo de perder o pleito do próximo ano.

Apesar da mudança de postura do governador, na saída do evento no Rio de Janeiro, Tarcísio disse que não é candidato à sucessão presidencial em 2026. E que apoia a candidatura de Bolsonaro, hoje inelegível.

Fonte: CNN

Sair da versão mobile