Data Mercantil

“Vitória do conservadorismo e da liberdade”, diz Tarcísio sobre eleição de Trump

“Vitória do conservadorismo e da liberdade”, diz Tarcísio sobre eleição de Trump

A vitória de Donald Trump na disputa pela Casa Branca não foi comemorada apenas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesta quarta-feira (6), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também celebrou o triunfo sobre a atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, candidata do Partido Democrata

Em mensagens publicadas em suas contas nas redes sociais, Tarcísio falou em “vitória do conservadorismo” e disse que o “movimento conservador” sai fortalecido da eleição americana.  

“Começamos o dia celebrando a vitória do conservadorismo, do patriotismo, da prosperidade, da liberdade. Olhamos para os Estados Unidos com esperança ao ver o movimento conservador superar um dos seus obstáculos mais desafiadores”, escreveu o governador paulista. 

Tarcísio também compartilhou um vídeo de campanha de Trump e uma foto do presidente eleito dos EUA, com o braço levantado e a orelha ensanguentada, durante o comício no qual foi alvo de um atentado e acabou atingido de raspão por um tiro, em julho, na cidade de Butler (Pensilvânia). 

Antes de Trump, apenas um presidente dos Estados Unidos havia alcançado o feito de ser eleito duas vezes não consecutivas para o cargo: Grover Cleveland, que foi o 22º e o 24º mandatário do país

Em uma outra mensagem, mais cedo, no Instagram, Tarcísio já havia se manifestado sobre a vitória de Donald Trump. 

“A eleição que se anunciava dura acabou sendo relativamente folgada. O que esperar? Mais apreço pela liberdade, sobretudo de expressão, uma economia mais forte, com menos impostos, uma outra visão acerca da América Latina, uma postura diferente em relação às disputas comerciais, que podem virar oportunidades para nós, se bem lidas e aproveitadas”, escreveu o governador de São Paulo. 

Nome forte da direita

Tarcísio é apontado como um dos possíveis “herdeiros” do espólio político de Bolsonaro, que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora afirme publicamente que acredita na reversão da situação jurídica do ex-presidente e na candidatura de Bolsonaro ao Planalto em 2026, Tarcísio é um dos nomes mais cotados para concorrer contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve tentar a reeleição. 

Um outro caminho possível para Tarcísio é adiar os planos presidenciais e disputar um novo mandato para o governo de São Paulo. Eleito em 2022, ele pode concorrer à reeleição daqui a dois anos. 

Trump volta à Casa Branca

A vitória de Donald Trump, que retornará à Casa Branca após quatro anos para um segundo mandato (governou os EUA entre 2017 e 2021), foi confirmada por volta das 7h35 desta quarta-feira, de acordo com projeção da Associated Press.

Mais cedo, ainda na madrugada de quarta (horário de Brasília), antes mesmo da confirmação do resultado, Trump fez um discurso de pouco mais de 20 minutos para apoiadores na Flórida. O presidente eleito prometeu que seu novo governo representará uma “era de ouro da América”.  

De acordo com as últimas atualizações, Trump havia obtido 277 delegados no Colégio Eleitoral – eram necessários 270. Kamala Harris, por sua vez, estava com 224.  

Fonte: InfoMoney

Sair da versão mobile