Data Mercantil

Cenário da inflação se deteriorou, diz ata do Copom

Autoridade monetária divulgou a ata da decisão nesta terça-feira (23); Banco Central reduziu Selic para 14,25%

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) informou que o cenário da inflação se deteriorou no intervalo das reuniões de abril e maio. A autoridade monetária divulgou a ata da decisão nesta terça-feira (23).

Apesar disso, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros para 14,25% ao ano na útlima reunião. Na ocasião, o colegiado também revisou a sua projeção da inflação de 2026 para 5,2%, acima da meta.

“Em um primeiro momento, foi ressaltado que o cenário havia se deteriorado desde a última decisão, tanto em termos das leituras mais recentes da inflação cheia e suas medidas subjacentes, quanto das expectativas para os anos de 2026, 2027 e 2028. Destacou-se que a última leitura do IPCA já situa o índice acima do limite superior estabelecido para a meta”, diz a ata.

“O Comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, diz o comunicado.

Fonte: CNN

Sair da versão mobile