
“Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico”, escreveu Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou em suas redes sociais a assinatura da aprovação provisória do acordo entre Mercosul e União Europeia nesta sexta-feira, 9.
“Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos. Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos”, escreveu em sua conta no X.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o novo acordo tem potencial de aumentar as exportações do Brasil para a UE em até US$ 4 bilhões nos próximos anos.
O Mercosul eliminará as tarifas sobre 91% das exportações da UE, incluindo automóveis, dos atuais 35%, ao longo de um período de 15 anos. A UE eliminará progressivamente as tarifas sobre 92% das exportações do Mercosul ao longo de um período de até dez anos.
A cerimônia de assinatura deverá ocorrer em data e local ainda a serem acordados em conjunto entre as partes.
“A aprovação pelas instâncias comunitárias europeias permitirá que o Acordo de Parceria seja assinado após mais de 26 anos do início das negociações. O Acordo integrará dois dos maiores blocos econômicos do mundo, reunindo cerca de 720 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 22 trilhões de dólares. Trata-se do maior acordo comercial negociado pelo Mercosul e um dos maiores dentre aqueles pactuados pela União Europeia com parceiros comerciais”, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em nota.
Fonte: IstoéDinheiro