
Conteúdo Exclusivo CNN: Visita acontece para análise sobre possível retomada das atividades da embaixada americana em Caracas
Uma equipe do Departamento de Estado dos Estados Unidos chegou à Venezuela nesta sexta-feira (9), marcando a primeira vez que autoridades do órgão vão ao país sul-americano desde a prisão de Nicolás Maduro, segundo uma fonte.
A visita ocorre em um momento em que os EUA buscam reabrir sua embaixada em Caracas. Isso também reforça o desejo do governo de Donald Trump de restabelecer uma presença diplomática no país — que, segundo o presidente, será “administrado” pelos Estados Unidos.
A fonte ouvida pela CNN disse que diplomatas e agentes de segurança da Unidade de Assuntos da Venezuela, que é sediada na Colômbia, e o embaixador interino dos EUA na Colômbia, John McNamara, viajaram à capital venezuelana “para realizar uma avaliação inicial para uma possível retomada gradual das operações”.
Os EUA retiraram seus diplomatas e suspenderam as operações na embaixada em 2019. A Unidade de Assuntos da Venezuela tem operado com uma equipe de diplomatas americanos na embaixada em Bogotá.
Um alto funcionário do Departamento de Estado afirmou na segunda-feira (5) que o órgão estava “fazendo preparativos para permitir a reabertura” de sua embaixada na Venezuela “caso o presidente tome essa decisão”.
Ex-diplomatas disseram que a ausência da presença americana no território representaria um desafio para a reconstrução e a “responsabilização” na Venezuela.
Trump pontuou no início desta semana que os EUA haviam sido “solicitados” a reabrir a embaixada, mas não deu mais detalhes.
Além disso, o presidente ressaltou que deseja que as empresas petrolíferas americanas retomem as operações no país e auxiliem em sua reconstrução.
Fonte: CNN