Data Mercantil

Acima do Black: Brasil é 2º país a receber cartão da Mastercard exclusivo para super-ricos

Com foco no consumidor de altíssima renda, a Mastercard cria uma nova categoria de cartão e lança o World Legend. Até então, o Black, lançado em 2006, era a categoria top.

A marca foca no seu conceito ‘Não tem preço’ e mira na oferta de experiências mais que exclusivas para atrair essa renda altíssima. Segundo a Mastercard, o critério para quem será convidado a ter o novo cartão ficará a cargo do banco emissor, mas aponta como referência a ponta da ponta da pirâmide, os 1% mais ricos, ou com uma renda média mensal em torno de R$ 90 mil. A bandeira fechou acordo com sete emissores até o momento: Banco do Brasil, Itaú, BTG, C6, PicPay, Sicoob e SIS Prime.

O World Legend lançará em 2026 uma categoria ainda mais exclusiva, o World Legend Exclusive, para o 0,1% da população do país, que teria uma renda média mensal em torno de R$ 4,6 milhões. É um público que valoriza não só as experiências, como que elas sejam na linha ‘luxo silencioso’, ou sem ostentação, e extremamente exclusivo.

Segundo dados da Mastercard, o estrato de altíssima renda no país cresce cinco vezes mais rápido que o restante da população. O 1% mais rico, por exemplo, concentra 27,4% da renda nacional. A bandeira leva também em consideração que 40% dos gastos dos brasileiros estão concentrados no cartão de crédito.

O novo cartão para super-ricos é uma ação global da Mastercard, contudo, por enquanto, ele foi lançado, por enquanto, apenas nos Estados Unidos, o principal mercado, e agora no Brasil, o terceiro maior mercado para a empresa em receita. Segundo os executivos da Mastercard, o país só perde para o Reino Unido a segunda posição, pois concorre com um bloco de países (Inglaterra, Escócia, Gales, Irlanda do Norte).

“O Brasil está entre os três mercados mais importantes da Mastercard no mundo. E também é um mercado de altíssima inovação, onde conseguimos trazer tudo que tem de novo em pagamentos digitais. O Brasil também é um dos mercados mais sofisticados. Além disso, o brasileiro é um ‘early adopter’ em inovações e novas tecnologias”, afirma Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.

Por aqui, a bandeira está presente há 30 anos, dos 60 de existência, e há oito anos é líder do setor de cartões e líder no segmento de alta renda.

Em maio, a concorrente Visa lançou sua versão para o público de altíssima renda, o Visa Infinite Privilege, também emitido apenas para convidados e com oferta de experiências para poucos, como transporte de helicóptero para o aeroporto ou fila exclusiva na segurança e imigração, e uma sofisticada sala vip. E também na linha ‘luxo silencioso’.

O público que a Mastercard quer convidar é movido mais por experiência que pelo consumo de bens (talvez porque a aquisição de bens materiais não seja uma dificuldade), e também é um planejador de longo prazo (quase 80% deles) e participante de programas de fidelidade.

Exclusividade é cara, e não tem preço

A exclusividade deverá estar presente nos três pilares que a Mastercard vai atuar: gastronomia, viagens, entretenimento e arte. Para ajudar, nomeou quatro embaixadores que farão parte das ações de exclusividade. Alex Atala, Amyr Klink, Costanza Pascolato e Seu Jorge.

Os clientes com o cartão na carteira poderão, por exemplo, não apenas ter um jantar preparado pelo chef Alex Atala, mas jantar na casa dele. Poderão ainda participar de uma sessão de conversa com Costanza Pascolato, ou de um show intimista de Marisa Monte, na Casa Museu Ema Klabin. Podem agendar ainda uma viagem para Inhotim, o maior museu ao ar livre do mundo, que fica em Minas Gerais, com uma experiência ao anoitecer no Clara Arte Resort.

Aliás, para os entusiastas das artes, estão previstas uma série de outras exclusividades, como curadoria da galerista Nara Roesler, consultoria com especialistas ou visitas guiadas pelas principais e mais badaladas feiras de artes do mundo, como Art Basel (Miami), Frieze (Nova York) ou SP Arte.

Vantagens também para hospedagens. A Mastercard fechou parceria com hotéis de luxo e alto padrão para que reservas com o World Legend tenham check-in e check-out flexíveis. São hotéis como o citado Clara Arte, o Palácio Tangará, e o Unique em São Paulo, o B de Brasília, o Copacabana Palace (Rio de Janeiro), o Hotel das Cataratas (Foz do Iguaçu/PR), Botanique (Campos do Jordão/SP), Pousada Maravilha (Fernando de Noronha), Unique Garden (Mairiporã/SP) e o Vik Retreats no Chile e no Uruguai. É possível contar com curadoria especial da plataforma de reservas de hotéis online Teresa Perez Collection

A sala vip da marca ainda está em reforma e será inaugurada em novembro, no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos. “A ideia é que o local, batizado de ‘Taste of Priceless‘, seja um ‘dining’, ambiente para gastronomia, com degustação de vinhos e cardápio do chef Atala. “O embarque para esse público deixa de ser um momento de espera e passa a ser de experiência”, diz Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Produtos e Soluções da Mastercard.

Fonte: IstoéDinheiro

Sair da versão mobile