
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 17, que sua proposta de tarifa de 100% sobre os produtos da China não seria sustentável, acrescentando que irá se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, em duas semanas e que acha que as coisas ficarão bem com a China.
“Não é sustentável, mas é esse o número”, disse Trump em uma entrevista à Fox Business Network. “Eles me forçaram a fazer isso”.
A missão da China na Organização Mundial do Comércio (OMC) afirmou nesta sexta-feira que os EUA vêm minando o sistema de comércio multilateral baseado em regras desde que o novo governo assumiu o cargo em 2025, citando o uso repetido de políticas discriminatórias, tarifas recíprocas e sanções unilaterais que violam os compromissos da OMC.
A delegação chinesa disse que um próximo relatório de seu Ministério do Comércio avaliará a conformidade dos EUA em 11 áreas e renovará os apelos para que Washington cumpra as regras da OMC e, ao mesmo tempo, colabore com outros países membros para apoiar a governança econômica global.
Fonte: Reuters