Data Mercantil

Amazon despenca na bolsa após fraco crescimento em computação em nuvem

Crescimento dos negócios com computação em nuvem não conseguiu impressionar os investidores

As ações da Amazon.com caíam quase 8% antes da abertura dos mercados nesta sexta-feira, depois que o crescimento dos negócios com computação em nuvem não conseguiu impressionar os investidores, em contraste com ganhos robustos relatados pelos rivais focados em inteligência artificial Alphabet e Microsoft.

A Amazon Web Services representa uma pequena parte da receita total da Amazon, mas é um dos principais impulsionadores do lucro, normalmente respondendo por cerca de 60% do resultado operacional geral da empresa.

“Embora a Microsoft e a Alphabet já tenham demonstrado um forte impulso no crescimento da nuvem, a AWS não foi o nocaute que muitos queriam ver, destacando o quanto a confiança dos investidores está fortemente ligado à narrativa da IA neste momento”, disse Matt Britzman, analista sênior de ações da Hargreaves Lansdown.

Embora a AWS tenha registrado um aumento de 17,5% na receita durante o segundo trimestre, as vendas das unidades de computação em nuvem Azure, da Microsoft, aumentaram 39% e as do Google Cloud 32%. A margem de lucro da divisão da Amazon também diminuiu.

INCERTEZA TARIFÁRIA

A Amazon disse que seu principal negócio de varejo permaneceu amplamente protegido das tarifas de importação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que forçaram muitos varejistas e empresas de bens de consumo a buscarem maneiras de proteger margens de lucro sem diminuir a demanda.

“Durante a primeira metade do ano, ainda não observamos uma diminuição da demanda nem uma valorização significativa dos preços”, disse o presidente-executivo da Amazon, Andy Jassy, em reunião com analistas, acrescentando que a empresa não tem certeza da trajetória dos impostos de importação no futuro, especialmente na China.

“Até o momento, acreditamos que os fabricantes e fornecedores estão suportando o impacto das tarifas”, mas a maior parte do estoque vendido pela Amazon no segundo trimestre foi recebida no primeiro trimestre, sugerindo algum espaço para incertezas tarifárias à frente, disseram os estrategistas do J.P.Morgan.

Fonte: Reuters

Sair da versão mobile