Data Mercantil

Ilhas no Japão entram em alerta após mais de mil terremotos em duas semanas

O arquipélago de Tokara, no sul do Japão, entrou em alerta após registrar mais de mil terremotos em duas semanas.
Tremores sequenciais – que chegaram a 1.050 – começaram em 21 de junho. O governo tem incluído na conta todos aqueles tremores de magnitude 1 ou superior, e nenhum dano grande foi causado até o momento.
Um tremor maior, de magnitude 5.5, causou a evacuação de casas nesta quarta-feira (02). Moradores da pequena ilha de Akuseki, com 89 pessoas, foram orientados a deixarem suas residências e se concentrarem em um playground da escola local, considerado um ponto seguro.
Não há alerta de tsunami ativo até agora. O tremor mais forte dessa sequência, que aconteceu nesta quarta, teve profundidade de 20 quilômetros e foi o maior que já atingiu a região da Vila de Toshima, que abrange o arquipélago.
Ainda assim, a prefeitura vai ajudar moradores que quiserem sair da ilha. À agência de notícias NHK, o prefeito da Vila de Toshima, Genchiro Kubo, afirmou que moradores de todas as ilhas que seguem tremendo vão poder embarcar nesta sexta-feira (04) de manhã (nesta quinta-feira (03) à noite, no horário do Brasil) em uma barca para a casa de parentes e familiares em outras regiões.
Ninguém ficou ferido até o momento. O alerta segue em vigor porque a chuva se aproxima do arquipélago, o que, somado a tremores de maior magnitude, pode causar deslizamentos de terra.

Fonte: FolhaPress

Sair da versão mobile