![](http://datamercantil.com.br/wp-content/uploads/2025/02/byd-04.jpg)
BYD Song Pro foi o modelo mais comercializado em janeiro, com mais de 2 mil unidades
A participação de mercado de automóveis chineses saltou 15,59% no Brasil. Se em dezembro do ano passado elas representavam 7,63%, em janeiro de 2025 elas foram 8,82% das vendas registradas.
Essas marcas estão diretamente atreladas ao segmento de eletrificados, que somou 15.921 emplacamentos. O número representa uma queda
de 25,6% em relação a dezembro (21.394 unidades), mas um crescimento de 34,9% frente a janeiro de 2024 (11.796 unidades).
Os dados foram divulgados pela Bright Consulting.
Confira abaixo a distribuição por tipo de motorização:
- BEV (elétrico): 3.858 unidades (24,23%);
- PHEV (híbrido plug-in): 6.335 unidades (39,79%);
- MHEV/HEV (híbrido leve/híbrido convencional): 5.728 unidades (35,98%).
Modelos mais vendidos:
- BEV (elétrico): BYD Dolphin Mini (1.725 unidades);
- PHEV (híbrido plug-in): BYD Song Pro (2.040 unidades);
- MHEV (híbrido leve): Fiat Fastback Audace (1.594 unidades);
- HEV (híbrido convencional): GWM Haval H6 (611 unidades).
Geral
Ao todo, o primeiro mês do ano fechou com 158.295 emplacamentos, o que representou uma queda de 34,92% em relação a dezembro (243.221 unidades), mas um crescimento de 4,25% em relação ao mesmo mês de 2024 (151.840 unidades).
Confira abaixo os destaques por marca:
- Fiat: cresceu 1,14 p.p., passando de 20,56% em dezembro para 21,70% em janeiro;
- Toyota: aumentou de 6,55% para 6,74% (+0,19 p.p.);
- Jeep: teve o maior avanço, de 4,21% para 5,83% (+1,62 p.p.);
- Volkswagen: perdeu 3,2 p.p., caindo de 16,55% para 13,35%;
- Hyundai: recuou 2,07 p.p., indo de 8,24% para 6,17%;
- GM caiu 0,92 p.p., saindo de 13,33% para 12,41%.
Fonte: MotorShow