Data Mercantil

Fundador da Multicoisas prepara retorno às origens

Lindolfo Martin quer impulsionar marca que ele criou nos anos 1970 e está sem abrir unidades há 10 anos

Tudo começou com um assalto. O gaúcho Lindolfo Martin havia acabado de se desgarrar do pai, no longínquo ano de 1978, para abrir o próprio comércio, em Campo Grande, no recém-emancipado Mato Grosso do Sul, quando teve o estabelecimento invadido a tiros. A loja, ainda na sua primeira semana, vendia de calçados a discos de música, e o assaltante levo quase tudo, inclusive todos os discos, mas deixou os produtos de elétrica e hidráulica.

Martin, então, resolveu pivotar o negócio (em um tempo em que ninguém usava esse estrangeirismo), dedicando-se apenas a vender aquilo que o ladrão não roubou. “Ele me ajudou a ficar mais focado”, ele diz, às gargalhadas. Assim surgiu a Multicasa — uma loja de materiais de construção, com nome inspirado no Multi-homem, personagem do desenho animado Os Impossíveis, uma banda de rock que combatia o crime e tinha visual que lembrava os Beatles. “Eu vi passando na TV e gostei. Nessa época não tinha essa de contratar agência de publicidade para definir marca. A gente fazia tudo sozinho.”

Seis anos depois, viu que havia espaço para uma loja de variedades, e então abriu a Multicoisas, também em Campo Grande. A nova marca acabou indo além da irmã mais velha e se espalhou pelo Brasil, no modelo de franquias. Enquanto a Multicoisas chegou a ter 200 unidades no seu auge antes da pandemia, a Multicasa estacionou em quatro pontos, três em Campo Grande e um em Cuiabá, sendo que a mais recente foi aberta há cerca de 10 anos.

Agora, Martin está se preparando para retornar às origens e impulsionar novamente a Multicasa, que hoje não atua mais só com elétrica e hidráulica, mas com materiais em geral para casa e construção. A ideia é que o negócio se espalhe pelo país em modelo store-in-store, estabelecendo-se em lojas já existentes de terceiros. Nesse relacionamento, a loja parceira poderia se beneficiar da plataforma de gestão, de serviços e de logística, com centro de distribuição, da empresa de Martin, por meio de uma assinatura. “A Multicasa parou no tempo e agora nós queremos que ela volte a crescer”, diz.

Fonte: ValorPipeline

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