Data Mercantil

A empresa que desbancou gigantes e se tornou a melhor do agro para se trabalhar

A Great Place To Work publicou recentemente o ranking das melhores empresas para se trabalhar no setor do agronegócio. Pela primeira vez, a vencedora foi a Cresol, cooperativa de crédito de Santa Catarina focada em produtores rurais.

Na lista de 2024, ela desbancou gigantes como a Raízen e a Bunge.

O ranking, publicado em junho, leva em conta indicativos como bem estar, saúde mental dos funcionários, entre outros. A empresa participa do ranking desde 2020, quando ficou na 10ª colocação.

Os diferenciais da Cresol

A cooperativa de crédito nasceu na cidade paranaense de Campo Beltrão e, hoje, conta com 9.500 funcionários e tem 855 agências em 19 estados.

Lista com as 10 empresas do agro no ranking GPTW

Uma das melhorias que ajudou a Cresol a subir no ranking foi o índice de turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários.

Ter uma alta rotatividade é um sinal ruim e pode estar relacionado a fatores financeiros, como salários abaixo da média; comportamentais, como um ambiente que não valoriza os funcionários; excesso de cobrança ou falta de feedback para os funcionários.

“Nas pesquisas de clima, mais de 30% de nossos colaboradores têm mais de 3 anos de casa e 80% de nossos colaboradores afirmaram que querem permanecer trabalhando na Cresol por mais de 5 anos”, afirmou a gerente de Gente&Gestão da companhia, Katiuce Ferrari.

Indicativos de saúde

Um dos índices que a companhia monitora é o de saúde de seus funcionários. Por meio do programa Cresol Acolhe, a empresa conta com profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, Personal Trainer entre outros.

Segundo Ferrari, com o acompanhamento de nutricionistas, já foram verificados melhores índices de vitamina e colesterol.

“Referente à alimentação saudável, oferecemos atendimento de um nutricionista In Company. Temos indicadores de melhorias nas taxas de vitaminas, colesterol e tudo que envolve alimentação”, diz a gerente.

Monitoramento de saúde mental

A Cresol  também investe em um programa de acompanhamento na questão da saúde mental dos funcionários. A empresa explica que faz um acompanhamento dos atestados dos funcionários e realiza um acolhimento específico.

“Em 2024, foram mais de 700 atendimentos em formato de plantão psicológico. Nosso time de Gente&Gestão faz acompanhamento dos atestados relacionados à saúde mental e, na ocorrência deste, nosso time realiza um acolhimento específico para acompanhar o colaborador em pauta. Em 2023, implantamos o Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), programa voltado para o Bem-Estar com um olhar de autorresponsabilidade”, afirmou.

Fonte: DinheiroRural

Sair da versão mobile