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Executivo presidiu a indústria de limpeza na reestruturação financeira e operacional
Wagner Brilhante, executivo que comandou a reestruturação da Bombril, está de volta ao comando da companhia. Depois de ocupar a diretoria financeira e a presidência da indústria de limpeza, Brilhante passou a compor o conselho fiscal. A cadeira de CEO ficou com Ronnie Motta no último ano e meio e sua saída para uma indústria farmacêutica levou a um novo convite do controlador.
“A movimentação nos últimos anos veio do meu interesse em fazer uma transição para conselhos, desacelerar. Fui tirar certificação do IBGC, mentoria a startups, compor o comitê de auditoria que apoia o conselho na PDG, até que veio um novo convite do controlador da Bombril”, conta Brilhante ao Pipeline. “Eu estava com a vida muito tranquila e tive que refletir. Mas eu brinco que gosto de arrumar umas sarnas, e conheço bem o business, gosto da companhia, estou assumindo para ficar. Não é um projeto de transição.”
Brilhante diz que o momento da companhia agora é outro. O turnaround já foi concluído. Em sua gestão passada, a Bombril saiu de uma queima de caixa de R$ 80 milhões para uma geração de caixa de R$ 140 milhões, retomando linha de produção, renegociando dívida, reabrindo o acesso a crédito bancário e reestabelecendo fornecedores. Foi ele quem trouxe Motta como CFO, depois promovido, que foi retomando a estratégia de marketing, lançamentos e reposicionamento de produtos de categorias.
Agora, Brilhante já sabe qual é o próximo passo. “Do ponto de vista financeiro, a companhia está bem estruturada, com boas margens, e conseguiu monetizar créditos fiscais. Na operação, precisamos retomar market share. Sofremos um pouco a perda de volume e isso significa espaço de gôndola”, afirma o executivo.
Com o aumento de custos na cadeia de suprimentos durante a pandemia, a Bombril emplacou dois reajustes relevantes de preço nos últimos dois anos e fez mais um de menor magnitude neste início de ano. Como os custos foram se normalizando na cadeia, o executivo entende que em algumas regiões o preço ficou alto em determinadas categorias e cabe reposicionamento “É um efeito colateral na decisão de rentabilizar, que era importante no momento da companhia, e que a gente consegue fazer o ajuste fino agora.”
No último trimestre, a estrela da Bombril foi o lava-roupa líquido, que a marca não tinha, e a reformulação de amaciante. Brilhante já passou as últimas semanas em viagens a grandes clientes, na região Norte e Nordeste e com agenda no Sul nesta semana, e também está ajustando o modelo de remuneração variável da equipe comercial. “O desempenho de fevereiro mostra que estamos no caminho certo para retomar volumetria”, diz
Fonte: Valor Pipeline