Data Mercantil

Marisa faz segunda troca de CEO em um mês

Andrea Menezes será substituída por Edson Garcia e seguirá na empresa como presidente do conselho

Conhecida pelo icônico slogan “de mulher para mulher”, a varejista de moda feminina Marisa só foi ter uma mulher no posto de CEO há exatamente um mês, depois de 76 anos de fundação, quando nomeou Andrea Menezes para substituir João Pinheiro Batista. Mas a dinâmica na Marisa anda tão conturbada que a empresa acaba de anunciar a substituição da executiva para trazer Edson Garcia.

Não se trata de questão de desempenho, desalinhamento com controladores ou coisa do tipo: Menezes seguirá na Marisa, com função relevante, já que assume como presidente do conselho de administração. Internamente, a posição operacional era dada como interina, mas a varejista não comunicou isso a mercado, que leu à época como uma mudança histórica.

Antes de virar CEO, Menezes já fazia parte do board, mas como membro independente. A executiva também vai coordenar o recém-criado comitê do conselho para suporte ao varejo. Com uma larga experiência em bancos, vai ainda dirigir as frentes de trabalho da companhia relacionadas a produtos e serviços financeiros e securitários, digital e inovação e riscos e complience.

Já Garcia, que deve assumir o comando da empresa em um prazo de até 30 dias, tem uma carreira voltada principalmente para o varejo. Ele ficou 16 anos na Caedu e foi o primeiro CEO da companhia fora da família Palma, que fundou a rede em 1975, como uma pequena loja no Brás, no centro de São Paulo. Antes, foi também CMO e COO. Além disso, trabalhou por 10 anos na Riachuelo.

Fonte: Valor Pipeline

Sair da versão mobile