Data Mercantil

Franquia carioca de ‘boteco gourmet’ fatura R$ 65 milhões e está de olho em São Paulo

A rede de botecos Mané quer abrir 10 novas unidades fora do Rio de Janeiro em 2024

Segundo Bruno Gorodicht, sócio fundador do Grupo Impettus, a rede de bares carioca Mané está pronta para inaugurar novas filiais no Sudeste, com ênfase especial em São Paulo. Atualmente, a franquia opera mais de 20 unidades no Rio de Janeiro.

“Nosso propósito é oferecer aos clientes experiências gastronômicas singulares em um ambiente descontraído, gourmet e refinado, sem perder a essência cultural do boteco”, afirma o executivo.

Fundada em 2019, a rede Mané surgiu da experiência de três amigos atuantes no ramo de franquias: Daniel Bittencourt, Arianne Bastos e Eduardo Oliveira. O objetivo deles ao criar o Mané foi proporcionar experiências gastronômicas únicas aos clientes, mantendo a autenticidade da cultura de boteco.

O menu foi desenvolvido com a colaboração de chefs brasileiros renomados, resultando em mais de 40 opções de pratos e petiscos.

Entre os clássicos de boteco, destacam-se o croquete de costela e o pastel de linguiça com cream cheese. Já entre as criações exclusivas, há o contra filé com jeito de picanha e o Camarão boladão, além dos drinks Mané Love, Madagascar Mule e a cerveja artesanal da casa.

Expansão no universo de franquias

Em junho de 2021, a rede foi incorporada ao grupo Impettus, que também administra as marcas de bares e restaurantes Espetto Carioca, Buteco Seu Rufino e a rede de cookies Bendito. A holding espera encerrar o ano com um faturamento de R$ 300 milhões.

Naquele ano, a marca ingressou no universo de franquias e atualmente conta com mais de 25 unidades. O investimento inicial para uma franquia do Mané é a partir de R$ 548 mil, com um faturamento médio mensal estimado em R$ 200 mil e um prazo de retorno que varia entre 24 e 36 meses.

“Normalmente, os proprietários de bares são comerciantes, não empresários. Não hesitamos em transformar o tradicional boteco de bairro em uma rede de bares diferenciada”, destaca Daniel Bittencourt, embaixador da marca e dos novos negócios.

Em 2022, o faturamento da rede atingiu R$ 35 milhões, e a meta é alcançar R$ 65 milhões até o final de 2023. Para o próximo ano, a expectativa é acelerar a expansão na região Sudeste.

“Já temos unidades vendidas em Alphaville e Americana (SP) e Vila Velha (ES). A meta é inaugurar 10 unidades na região Sudeste em 2024, visando um faturamento de R$ 80 milhões no próximo ano”, revela Gorodicht.

Fonte: Exame

Sair da versão mobile