Data Mercantil

Danone traça planos de expansão no canal farma

Completando mais de 50 anos no país, a Danone compartilha os segredos para seguir inovando e crescendo no mercado

Activia, YoPRO, Danoninho, Nutridrink, Aptanutri, Neocate… Essas são algumas das marcas icônicas controladas pela. Há mais de cinco décadas no País, a empresa construiu um portfólio sólido.

Em entrevista exclusiva ao Guia da Farmácia, a diretora de trade marketing da Danone, Juliana Moreti, mostrou um pouco sobre os novos investimentos da empresa, que deve continuar inovando em fórmulas e seguir aprimorando com alergias, que se torna um segmento cada vez mais importante para a empresa. Além disso, há o crescimento da empresa nos canais digitais.

“Há quatro anos, nos dedicamos a acelerar o e-commerce, já que a categoria de nutrição especializada tem muita sinergia com o canal digital pela recorrência de compras. Em farma, temos a meta de nos aproximar cada vez mais do farmacêutico, oferecendo um material adequado e preparando-o para que tenha Danone como uma referência. Oferecemos para esses profissionais o Clube do Saber (www.clubedosaberdanone.com.br), canal em que qualquer farmacêutico pode ter acesso e ver tudo de Danone, passando por lançamentos de produtos, treinamentos específicos, estudos… Somado a isso, temos uma relação próxima com as redes filiadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); e uma preocupação contínua em repassar nossos conhecimentos em gerenciamento por categorias, para que o shopper alcance uma cesta cada vez mais inteligente”, conta Juliana.

Basicamente, a entrada da Danone no canal farma se dá por fórmulas que, geralmente, são prescritas pelo médico. “Mas temos a meta de expandir esse olhar e tratar a mesma mulher e mãe que busca esses produtos como um único shopper feminino, oferecendo suplementação adulta, produtos de consumo imediato, como YoPRO, bebida láctea UHT de alto teor proteico. Vemos o canal como uma grande oportunidade para nossos negócios e em que queremos aumentar cada vez mais a nossa atuação. Além da linha profissional, lançamos uma suplementação para bebês a partir de um ano de idade e, para ela, a legislação permite nos comunicarmos com o público. Nosso desafio é fazer o shopper entender a jornada completa dele: com a fórmula até seis meses de idade, depois a fórmula até um ano idade, depois outra que vai até três anos de idade, e assim por diante”, explica a executiva.

O consumo de nutrição adulta segue crescendo e a Danone entende que é algo que vai melhorar, porque a penetração ainda é muito baixa no Brasil, variando de 3% a 4%. “Então, a oportunidade é gigantesca para aumentar a penetração do consumidor. Vamos continuar inovando em fórmulas e seguir aprimorando com alergias, que se tornou um segmento cada vez mais importante para a Danone. Outro esforço será o que adaptar cada vez mais nas fórmulas para que se tornem ainda melhores para o paladar dos brasileiros, inclusive com mais sabores. Avançamos no GC, não apenas como ferramenta que qualquer um poderia ter, mas explorando qual o mix ideal, como fazer uma venda persuasiva, entendimento da categoria, cross-merchandising… Costumo dizer que democratizamos o GC com a nossa plataforma, já que tiramos das mãos dos grandes players ou pessoas para deixar numa plataforma com inteligência, que entende, inclusive, o papel dos concorrentes”, conta Juliana.

Fonte: Guia da Farmácia

Sair da versão mobile