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Essa empresa do Recife fatura R$ 28 milhões fazendo aplicativos. E agora vai para Portugal e EUA

O negócio começou com o fechamento da empresa em que os três sócios trabalhavam; agora, estão mirando novos mercados e produtos

Os engenheiros de computação Antônio Henrique Araújo e Tiago Sales, juntamente com o publicitário Artur Sá, eram colegas de trabalho. Os três compartilhavam sua trajetória profissional no escritório de Recife da Fingertips, uma das pioneiras no desenvolvimento de aplicativos móveis no Brasil. Essa colaboração perdurou até o fechamento do escritório em 2013.

“Diante do encerramento da Fingertips, vimos uma oportunidade de iniciar algo próprio,” explicou Sales.

Dessa situação, surgiu a Mesa – uma startup sediada em Recife que se dedica à criação de aplicativos móveis para empresas. Agora, prestes a completar seu décimo aniversário e a atingir uma receita de 28 milhões de reais, a empresa se prepara para estabelecer dois escritórios internacionais, um em Portugal e outro nos Estados Unidos.

Para diversificar suas fontes de renda, a Mesa também está lançando uma nova linha de produtos. Além do trabalho para clientes externos, eles estão investindo na criação de plataformas exclusivas da Mesa. Essa iniciativa visa desenvolver soluções inovadoras que possam ser comercializadas futuramente. Eles já se aventuraram nesse sentido com um projeto piloto: uma plataforma de logística, na qual contribuíram e venderam com sucesso para a Magazine Luiza em 2021.

“Aspiramos lançar uma variedade de produtos sob a marca Mesa. É uma iniciativa em andamento na fase de planejamento,” afirmou Sales. “Nossa expectativa é que esse segmento represente 30% de nossa receita.”

A Gênese da Mesa

Quando o escritório da Fingertips em Recife fechou, o trio se viu em uma encruzilhada: eles tinham o espírito empreendedor, mas faltava capital substancial. A solução foi buscar um espaço de coworking e trocar seis meses de aluguel pela criação de um sistema para uma empresa. Isso marcou o início de sua jornada na criação dos aplicativos iniciais.

“No começo, éramos apenas nós três, cuidando de todos os aspectos,” Sales relembrou. “Somente dois anos depois, em 2015, começamos a contratar nossos primeiros membros da equipe.”

Hoje, a Mesa possui um portfólio com cerca de 50 aplicativos projetados para diversas empresas, além de oferecer manutenção contínua de projetos. Sua equipe se expandiu para cerca de 120 colaboradores. Em 2022, eles alcançaram uma receita de 23 milhões de reais, com a expectativa de crescimento de 21% para atingir 28 milhões de reais. A meta para 2024 é uma receita de 35 milhões de reais.

Modelo de Receita da Mesa

O modelo de geração de receita da Mesa gira em torno do aluguel de equipes. Quando um cliente busca seus serviços para desenvolver um aplicativo, a empresa de Recife elabora um plano que define o número necessário de profissionais e o cronograma previsto para o desenvolvimento do aplicativo. O cliente paga pelos serviços prestados por esses funcionários durante a execução do projeto.

Além disso, a Mesa está implementando estratégias para diversificar sua receita, incluindo o lançamento de aplicativos exclusivos – semelhantes a “mini startups” internas que podem ser comercializadas para o mercado mais amplo.

A Carteira de Aplicativos da Mesa

Entre os cerca de 50 aplicativos que desenvolveram, os projetos da Mesa abrangem marcas como Track&Field, Vibra, Suvinil e Ambev. Aqui estão alguns exemplos:

Metas Internacionais da Mesa

Após uma década de operações internas, a Mesa tem como objetivo expandir sua presença globalmente. No corrente ano, eles estão prontos para estabelecer um escritório em Portugal. Até 2024, planejam estabelecer sua marca nos Estados Unidos, especificamente com um escritório em Miami.

“No início, nos tempos da Fingertips, nosso crescimento era fortemente influenciado por recomendações boca a boca,” refletiu Sales. “Nos últimos anos, temos investido significativamente para fortalecer nossa presença comercial, afastando-nos da dependência exclusiva do boca a boca e explorando novos mercados. É exatamente por isso que estamos nos aventurando nessas operações internacionais e focando em São Paulo. Essas etapas contribuirão para uma melhor previsibilidade de receita.”

Fonte: Exame

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