Data Mercantil

Petz prepara plano de saúde para pets e quer recuperar fôlego financeiro

A Petz está prestes a lançar um novo serviço voltado para a saúde dos animais, um plano de saúde próprio com foco na prevenção, que será lançado em breve no quarto trimestre deste ano. Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz, destaca que o diferencial será a rede própria de clínicas veterinárias, chamada Seres, que possui 126 unidades, incluindo 15 hospitais.

No entanto, a empresa enfrentará uma forte concorrência de sua principal rival, a Petlove, que já possui seu próprio plano de saúde animal graças à incorporação de serviços das startups Nofaro e da Porto. Apesar disso, Zimerman acredita que mesmo chegando um pouco atrasados, eles conseguirão conquistar seu espaço.

Diferentemente da concorrente, a Petz não planeja fazer aquisições neste ano para lançar o novo serviço, pois estão focados na integração das empresas adquiridas nos últimos anos, especialmente a Zee.Dog. Embora essa aquisição ainda não tenha entregado os resultados esperados, Zimerman acredita que a partir de 2024 a marca começará a apresentar resultados melhores.

O motivo da cautela da Petz está relacionado aos números financeiros. A empresa buscou aumentar sua geração de caixa operacional e, para reforçar o caixa, fez uma emissão de dívida. A estratégia é priorizar a rentabilidade em vez do crescimento acelerado. Isso também levou a um menor investimento em expansão, abrindo espaço para a concorrência ganhar terreno.

Apesar dos desafios, a Petz planeja voltar a crescer e neutralizar a concorrência por meio de políticas comerciais que agreguem valor ao consumidor. A empresa planeja continuar expandindo suas lojas, porém com um capex reduzido. Embora as lojas físicas representem a maior parte da receita, o crescimento do faturamento no segmento online tem sido mais expressivo.

A expectativa para o próximo balanço da empresa é de uma redução na margem bruta e na margem Ebitda, mas ainda assim o Itaú BBA estima uma valorização superior a 30% na ação da Petz, com um preço-alvo de R$ 9.

Fonte: Neofeed

Sair da versão mobile