Data Mercantil

Os bilhões do Airbnb no Brasil

Na carona da recuperação do turismo, a plataforma de hospedagens Airbnb disparou no Brasil em 2022. Uma pesquisa da Oxford Economics mostra que as reservas por meio do Airbnb tiveram aumento de 31% no País no ano passado, em comparação com 2021. Ao todo, o ecossistema da plataforma, incluindo restaurantes, lojas e transporte, movimentou US$ 5,2 bilhões, equivalente a 5,2% de toda a atividade turística direta do mercado nacional. Ainda segundo o estudo, os gastos de hóspedes que fizeram reservas na plataforma (excluindo os ganhos dos anfitriões) chegaram a US$ 2,4 bilhões em 2022, gerando 115 mil empregos no Brasil, com US$ 1,4 bilhão em remunerações.

Para Fiamma Zarife, diretora-geral do Airbnb no Brasil, os números comprovam que essa atividade econômica beneficia o País, estimulando empregos e renda em comunidades e indústrias. A maioria dos gastos dos hóspedes, segundo ela, ocorre em uma variedade de setores que não são de acomodação, em todos os tipos de categorias de negócios, de proprietários individuais a instituições culturais sem fins lucrativos e grandes empresas. E o Airbnb tem ajudado em especial as mulheres. Em 2022, mais da metade (55%) dos anfitriões do Airbnb no Brasil eram mulheres. Além disso, os gastos de hóspedes internacionais por aqui representaram 18,1% dos gastos totais de hóspedes na plataforma.

Fonte: IstoéDinheiro

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