Data Mercantil

JDE, dona do Pilão, compra portfólio de café da Maratá e cola na 3 Corações

Transação pode alçar multinacional à liderança no mercado brasileiro

A holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE), que controla marcas como Pilão, Caboclo e Café Pelé, está adquirindo o portfólio de chás e cafés do Grupo JAV, proprietário da sergipana Maratá. Essa aquisição é considerada a maior operação de fusão e aquisição da empresa no Brasil, superando a transação realizada em 2017 com a Cacique.

Caso aprovada pelas autoridades reguladoras, a transação, cujos valores não foram divulgados, pode colocar a holding na posição de liderança do mercado, que atualmente é ocupada pela 3 Corações. Além disso, essa movimentação representa a entrada da Jacobs Douwe Egberts no mercado de chás do país.

Com uma trajetória de mais de dois séculos, a JDE é uma empresa de renome que controla outras grandes marcas de café ao redor do mundo, como L’or, amplamente conhecida pelas cápsulas que também são vendidas no Brasil, além de Senseo, Tassimo e Pickwick. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) de 2020, a gigante do café ocupa a segunda posição no mercado local, seguida por Melitta em terceiro lugar e, na quarta posição, a própria Maratá.

Fundada como uma empresa familiar por José Augusto Vieira em 1960, a Maratá iniciou suas atividades vendendo tabaco na região Nordeste. Cerca de duas décadas depois, expandiu suas operações para a produção de chás e cafés, os quais passaram a ser exportados no início dos anos 2000. Enquanto isso, o negócio original do grupo continua sendo administrado pela família Vieira.

Fonte: Pipeline Valor

Sair da versão mobile