Data Mercantil

Simple&Co adquire concorrente para se tornar maior player de virtual brands para delivery na América Latina

A Simple&Co, uma empresa de tecnologia alimentar, anunciou recentemente a aquisição da Clouki, sua concorrente que também licencia marcas de culinárias diversas para melhorar o desempenho e a eficiência das cozinhas de restaurantes. A Simple&Co utiliza dados para criar e gerenciar marcas virtuais na área de alimentação por meio de parcerias com restaurantes.

Com essa transação, a Simple&Co se torna a maior empresa de marcas digitais nativas para entrega de refeições prontas na América Latina, operando através de restaurantes já existentes. Fundada em 2020 pelos empreendedores André Piva, ex-sócio do fundo de private equity Innova Capital, e Alan Pedroso, ex-consultor da Falconi e com experiência em private equity e fusões e aquisições, a startup agora possui 14 marcas próprias, mais de 100 lojas virtuais e está presente em 13 estados brasileiros.

Os cofundadores da foodtech têm como meta quintuplicar o número de lojas virtuais em um ano. Eles afirmam que continuam crescendo em um cenário em que muitas startups estão desacelerando, pois possuem um modelo de negócio leve em ativos que permite expandir sua base com margens saudáveis. A aquisição da Clouki está alinhada com sua estratégia e acelerará o alcance de suas metas. Há sinergias e complementaridades na distribuição geográfica, posicionamento de produtos e habilidades das equipes. Agora é o momento de ganhar escala, afirma Alan Pedroso.

A Simple&Co foi fundada no início da pandemia pelos sócios, que identificaram uma oportunidade de negócio nas cozinhas ociosas de muitos estabelecimentos. Eles criaram marcas virtuais próprias para serem operadas por meio de restaurantes parceiros. Dessa forma, os restaurantes associados ao ecossistema da Simple&Co aumentam suas receitas usando suas estruturas já existentes, e a foodtech recebe uma porcentagem das vendas das lojas virtuais.

Em três anos de operação, a Simple&Co estabeleceu parcerias que geram receitas extras que variam de R$20 mil a R$150 mil mensais por estabelecimento. Com a incorporação da Clouki, a empresa passa a oferecer oito novas marcas que complementam seu portfólio atual, focando em diferentes públicos e ocasiões de consumo. Além disso, os dados adicionais alimentarão sua ferramenta tecnológica de inteligência de mercado e desempenho.

“Andamos muito desde o início de nossa operação e agora contamos com uma tecnologia proprietária que nos permite expandir com maior precisão, desenvolver nossas marcas e aumentar o desempenho de nossas lojas virtuais. Nossos algoritmos utilizam dados de diversas fontes externas e internas para cruzar a oferta de cada região com a demanda do público consumidor local”, explica André Piva.

Após captar R$3,5 milhões em uma rodada de equity crowdfunding com 356 investidores em setembro do ano passado, a Simple&Co está se preparando para uma nova rodada de investimento da Série A. Os resultados alcançados e o potencial de expansão do negócio atraíram a atenção da Bertha Capital, que realizou o maior investimento de um único investidor institucional em uma startup nesse tipo de modalidade de investimento no Brasil. Esses recursos serão direcionados para o aprimoramento da tecnologia e a expansão da empresa.

Fonte: Startupi

Sair da versão mobile