Data Mercantil

Shopee abre dois centros de distribuição no Nordeste e vai ampliar as entregas no Brasil

Empresa inaugurou 60 hubs para agilizar entregas e já conta com oito centros de distribuição no Brasil

A Shopee, uma plataforma de marketplace originária da Ásia, anunciou hoje a abertura de dois novos centros de distribuição no Nordeste do Brasil, nas cidades de Recife e Salvador. Essas novas instalações, com áreas de 10.000 m² e 6.000 m², respectivamente, visam reduzir o tempo médio de entrega na região.

Os dois centros de distribuição adotarão o modelo de cross-docking, no qual os produtos coletados por parceiros logísticos são reorganizados e encaminhados para os hubs, que são os pontos finais de logística, responsáveis pela entrega ao consumidor final. Esse modelo reduz o tempo de estoque dos produtos. Vale ressaltar que esses espaços foram alugados, não adquiridos pela empresa, que tem sede em Singapura.

Além disso, a Shopee inaugurou recentemente 60 hubs, alguns dedicados à primeira milha, envolvendo a coleta e separação das mercadorias para envio aos centros de distribuição, e outros dedicados à última milha, responsável pela entrega dos produtos aos consumidores. Em algumas dessas unidades, foram implementadas esteiras de separação automática de produtos com o objetivo de aumentar a produtividade.

Com essas inaugurações, a Shopee agora possui um total de oito centros de distribuição no Brasil, o que, segundo o anúncio, amplia sua capacidade de atendimento para aproximadamente 1,5 milhão de encomendas por dia. Além das unidades no Nordeste, a empresa também opera em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

O objetivo principal da abertura dos centros de distribuição no Nordeste é não apenas aumentar a cobertura em mais de 40% em termos de cidades atendidas, mas também otimizar os processos desde a coleta dos produtos de vendedores locais até a entrega aos consumidores no Brasil.

Ao contrário de grandes varejistas locais que possuem frota de entrega própria, a Shopee no Brasil utiliza exclusivamente frotas terceirizadas. Segundo a empresa, a frota utilizada cresceu mais de 40% em comparação com o segundo semestre de 2022.

Fonte: Agência O Globo

Sair da versão mobile