Data Mercantil

Saiba declarar poupança, CDB, Tesouro Direto, previdência privada e outros investimentos no Imposto de Renda 2023

Caderneta de poupança, CDB, LCI, CRA, fundos de investimentos, fundos de ações, debêntures, letras de câmbio, previdência privada e Tesouro Direto. Não faltam opções de investimentos dos mais diferentes tipos e rendimentos, e todos eles precisam ser declarados no Imposto de Renda de 2023.
Cada aplicação tem uma regra. Algumas são isentas, outras já têm o tributo retido na fonte e há as que exigem cálculo de ganho de capital. Veja as dicas de especialistas para acertar na declaração e não cair na malha fina.
A primeira recomendação é não deixar para a última hora. É preciso separar recibos, informes de rendimentos de bancos e corretoras, notas de corretagem e pagamentos feitos à Receita. O contribuinte precisa correr para ter todos os informes em mãos. O prazo para declarar o imposto termina em menos de um mês.
“Precisa fazer com antecedência, separar tudo e fazer com calma, revisando os dados e as informações”, explica Marcos Hangui, técnico de Imposto de Renda da King Contabilidade. Na maioria dos casos, o informe de rendimentos e os documentos enviados por bancos, corretoras e financiadoras já detalham em qual campo cada valor deve ser preenchido no programa da Receita.
O contribuinte obrigado a acertar as contas que não cumprir o prazo pagará multa. O valor mínimo é de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do imposto devido no ano.
Na declaração pré-preenchida boa parte dos dados deve aparecer automaticamente, caso a administradora do investimento tenha enviado as informações à Receita. Porém, a Receita e os consultores alertam de que é preciso conferir se as informações estão corretas, pois a responsabilidade pelo envio é do contribuinte.
Contadores reportaram à reportagem casos de erros nas informações enviadas pelos bancos e pelas corretoras na declaração pré-preenchida. Em caso de divergência, a pessoa deve corrigir a informação na declaração e, se possível, informar a fonte responsável pelo dado para que ela faça a mudança.
*
COMO DECLARAR OS INVESTIMENTOS
POUPANÇA

Fonte: FolhaPress

Sair da versão mobile