Data Mercantil

Celular ‘camaleão’ deixa usuário escolher até 1.600 cores diferentes

A Tecno é uma das primeiras empresas a chamar a atenção na Mobile World Congress (MWC) 2023 com o anúncio de uma nova tecnologia. A Chameleon Coloring Technology promete permitir trocar a cor do celular na hora, em tempo real, para qualquer opção que o usuário escolher.

O que é interessante sobre o novo conceito da Tecno é que a Chameleon não é um display extra ou algo do tipo, mas sim um material aplicado diretamente ao corpo do celular, com milhares de prismas microscópicos que espalham a luz de diferentes maneiras — resultando em diferentes cores.

Cores da nova tecnologia da Tecno são variadas e instantâneas.

O conceito mostra que será possível escolher entre 1.600 cores diferentes, inclusive com alguns efeitos como gradiente e degradê. Segundo a Tecno, vai levar apenas 0,03 segundos para a Chameleon mudar de cor, e o consumo de bateria será mínimo. A empresa estima que é possível mudar de cor 100 vezes ao dia e gastar uma bateria equivalente a assistir um vídeo de 5 minutos.

Além de permitir escolher as cores manualmente, a Chameleon permitiria também uma troca automática de visual, refletindo o status da bateria ou notificações, por exemplo.

A Tecno já fez algo parecido

Pode levar um tempo ainda, no entanto, para vermos a Chameleon finalizada em um produto para o público. Apesar das promessas da Tecno, as imagens mostradas são apenas conceituais. A tecnologia não conta nem com um protótipo no momento.

Mas a empresa está confiante em sua nova tecnologia porque ela seria o próximo passo de algo parecido lançado anteriormente, o Camon 19 Pro Mondrian Edition. O celular saiu oficialmente apenas na Índia, e tem uma traseira que mudar de cor dependendo de como bate a luz nele.

Fonte: TecMundo

Sair da versão mobile