Data Mercantil

Entenda o que está em jogo na votação da PEC da Transição, que deve começar hoje

A chamada “PEC da Transição” começa a ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) hoje (6), segundo afirmou ontem o presidente Davi Alcolumbre, e sua votação final está na pauta do Senado desta quarta-feira (7) – de acordo com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. A proposta quer ‘furar’ o teto de gastos para garantir o pagamento do programa social Bolsa Família de R$ 600 a partir de 2023 e de outras promessas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o reajuste acima da inflação do salário mínimo. 

A proposta do novo governo vai de encontro a Emenda Constitucional nº 95, aprovada em 2016, que estabelece o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, também conhecida como Teto de Gastos ou ‘limite de gastos públicos’.

No último dia 29, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou o texto final da proposta de emenda à Constituição. O Congresso Nacional já oferece resistência aos itens da PEC, e pode dificultar que a medida seja aprovada. Arthur Lira, líder da Câmara dos Deputados e aliado de Bolsonaro, teria nesse domingo (4) uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para debater a propostas, mas o encontro foi adiado pelo deputado federal, que quer ouvir lideranças da base de Jair Bolsonaro. 

Veja abaixo o que diz cada lado:

Qual a proposta do governo eleito?

O que o Congresso diz?

Quais os entraves para a aprovação da PEC da Transição?

Passada a PEC da Transição no Governo, o que acontece?

Fonte: IstoéDinheiro

Sair da versão mobile