Data Mercantil

Saiba como vai funcionar o FGTS do futuro para financiamento de imóveis

O governo federal autorizou uma nova forma do trabalhador usar o Fundo de Garantia no financiamento imobiliário. Os depósitos futuros do FGTS poderão ser utilizados em prestações do financiamento imobiliário por meio do Programa Casa Verde e Amarela. 

O funcionamento da modalidade é semelhante a um empréstimo consignado, onde os depósitos futuros do empregador podem ser encarados com uma renda do trabalhador, fazendo com que ele possa pagar uma parcela maior do financiamento da casa própria. 

Um trabalhador que tem salário de R$2 mil, por exemplo, compromete em média 22% de sua renda, o que daria R$440. Com o adicional dos depósitos futuros, a parcela poderia subir para R $660, se for considerado o depósito de 8% no FGTS por mês.     

“É importante reforçar que a escolha por oferecer, ou não, os depósitos futuros do FGTS em caução será exclusiva do trabalhador, cabendo a ele analisar qual a melhor alternativa”, destacou o secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Eduardo dos Santos

O trabalhador, no entanto, precisa ficar atento. Caso ele opte por utilizar desse mecanismo futuro para conseguir um financiamento maior, a parcela passará a contar o depósito futuro, mesmo que ele perca o emprego ou não conte mais com aquela renda. 

O Congresso Nacional já aprovou a Medida Provisória, mas o FGTS do futuro só poderá ser utilizado na tomada do financiamento em 2023. Confira quem poderá adotar ao sistema: 

Fonte: IstoéDinheiro

Sair da versão mobile