Data Mercantil

Currículo de Sustentabilidade do Cacau é reconhecido pelo Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de reconhecer o Currículo de Sustentabilidade do Cacau como programa de promoção de boas práticas agrícolas. O anúncio foi feito durante o Fórum Anual do Cacau, nesta manhã, em Belém (PA).

O reconhecimento é resultado de uma solicitação de registro do programa junto à Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA feita pelo CocoaAction Brasil em agosto deste ano.

O Currículo de Sustentabilidade do Cacau atendeu às demandas da Portaria nº 337 do MAPA, que estabelece os requisitos mínimos e reconhece programas de promoção de boas práticas agrícolas na etapa primária da cadeia produtiva, com o propósito de estimular a produção de alimentos seguros e de qualidade, bem como promover práticas sustentáveis de produção e estimular a melhoria da qualidade de vida da população rural.

A partir de agora, o Currículo se torna referência no país como guia de Boas Práticas na cacauicultura. “A chancela do MAPA é um importante passo para o avanço da sustentabilidade na cadeia por estimular uma produção de cacau que preserva o meio ambiente, auxilia no incremento de renda do produtor e melhora a vida no campo”, diz Vitor Stella, consultor do CocoaAction Brasil.

O cacau é a primeira cadeia agrícola brasileira a ter um programa reconhecido pelo MAPA.

SAIBA MAIS: O Currículo de Sustentabilidade do Cacau é fruto de uma construção coletiva, mais de 50 atores da cadeia participaram de sua elaboração ao longo de 2021: governo federal e governos estaduais, indústrias, representantes de produtores, cooperativas, serviços de assistência técnica e extensão rural, institutos, associações, entidades de classe, certificações entre outros atores relevantes. O documento elenca as principais práticas (gestão da produção, ambiental e social) para a produção sustentável de cacau.

SOBRE O COCOAACTION: É uma iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que visa fomentar a sustentabilidade na cadeia cacaueira do Brasil. Atuante no país desde 2018, é uma iniciativa pré-competitiva que colabora para o desenvolvimento da cacauicultura, promovendo conexões e sinergias, disseminação de conhecimento, além de ações em parceria com atores da cadeia, de modo a melhorar a produtividade e rentabilidade dos produtores de cacau, com atenção especial para a sustentabilidade.

Fonte: Notícias Agrícolas

Sair da versão mobile