Data Mercantil

Museu Virtual Itamar Assumpção ocupa o CCSP com raridades e muita história

Público confere a expo ‘Afro Brasileiro Puro’, o orquidário’ concebido por Zena Assumpção e o documentário Daquele instante em diante’

No piso Flávio de Carvalho, o público encontra a exposição “Afro Brasileiro Puro”, com a exibição, em primeira mão, das telas de Dalton Paula, “Itamar Assumpção” e “Serena Assumpção”.

A mostra também discorre sobre a relação de Itamar com a cultura preta brasileira e, em especial, com a cidade de São Paulo, onde ele morou. Está tudo organizado em cinco módulos, como uma grande linha do tempo que engloba tanto a carreira quanto a vida do artista, dos anos 50 até 2000.

Ao mesmo tempo, todos os itens expostos – entre figurinos, cartas e discos – dialogam com as culturas e cosmogonias de origem africana, além de abordarem a questão da perseguição aos ritmos negros, do samba ao funk.

Mas não é só isso! A ocupação do Museu Virtual Itamar Assumpção no CCSP também envolve um orquidário concebido por por Zena Assumpção, sua ex-mulher e mãe da cantora Anelis Assumpção. Ele era apaixonado por orquídeas e um profundo conhecedor da flor. Sua adoração foi grande ao ponto dele batizar uma de suas bandas como Orquídeas do Brasil.

O bonito espaço está localizado na entrada do piso Flávio de Carvalho, como um belo convite à exposição. Você pode conferir tudo isso de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e não é preciso reservar ingresso.

Estão programadas exibições do documentário “Daquele instante em diante” (2011), de Rogério Velloso. A obra retrata a trajetória musical de Itamar, desde a década de 1980 até a sua morte, aos 53 anos.

Para isso, o cineasta entrevistou pessoas que conviverem muito com o artista e fez uma seleção de imagens raras, garimpadas de arquivos particulares.

Os espectadores entram em contato com momentos de intimidade entre o músico, seus amigos e familiares, e contemplam sua forte presença nos palcos. Gostou? As sessões são gratuitas e acontecem nos dias 11 de agosto, às 19h, e 4 de setembro, às 18h.

Para quem não sabe, o Museu Itamar Assumpção ( MU.ITA) é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2020 pela família desse grande mestre. A instituição reúne mais de 2 mil obras, configurando-se como o mais importante acervo de um músico e artista da palavra do Brasil.

Ao navegar pelo site, você encontra pinturas, músicas, objetos, teses acadêmicas, fotografias, textos, vídeos, figurinos e acessórios originais, das mais diversas fases da vida e da carreira de Itamar.

Fonte: Catraca Livre

Sair da versão mobile