Data Mercantil

A aposta da Rappi para criar consumidores fiéis: assinatura, descontos e streaming de graça

Serviço de assinatura premium do aplicativo cresceu 21% nos últimos meses e deve se tornar principal estratégia da empresa no Brasil

Não é de hoje que a Rappi quer fazer mais do que apenas entregas. Na operação brasileira, por exemplo, um dos esforços para estender os serviços para além do delivery está em fomentar uma tendência que começou ainda na Colômbia, terra natal do super app: os serviços de assinatura.

RappiPrime, programa de assinaturas criado em 2018, vem demonstrando bom momento para as os aplicativos que apostam em um novo apanhado de benefícios para fidelizar os clientes. Desde que foi relançado, em fevereiro deste ano, o serviço cresceu 21% no número de assinantes.

A tendência de assinaturas, na Rappi, é uma movimentação global. O desafio, nesse cenário, está em fazer o usuário perceber que o tempo ganho a partir das facilidades de entrega é a devolutiva mais valiosa do investimento, afirma Giuliana Guazzelli, líder do RappiPrime no Brasil. “Nosso foco é conectar esse usuário prime entender os benefícios que ele tem a partir disso”, diz.

Para isso, um dos esforços está em usar a tecnologia no próprio app para engajar e atrair usuários que ainda não são assinantes — um grande arranjo de dados e anúncios ajuda nesta frente. Na outra ponta, a associação com serviços de streaming, segundo Guazzelli, amplia as chances de um assinante perceber o valor agregado na assinatura.

De cara nova em 2022, o RappiPrime ganhou duas novas opções: o Prime Basic e o Prime Plus. Na primeira versão, no valor mensal de R$ 19,90, assinantes têm direito a frete grátis para até oito pedidos, 30% de desconto no custo do serviço e descontos de até 50% em produtos. Já a versão Plus, de R$ 34,90 por mês, oferece frete grátis ilimitado e descontos de até 50% em diversas verticais, como restaurantes e supermercados e assinatura gratuita no HBO Max.

Além da assinatura gratuita do serviço de streaming da HBO, a modalidade também dá acesso gratuito ao Youtube premium por três meses. Uma parceria com o estúdio Diamond Films também oferece um ingresso para assistir ao lançamento de filmes todos os meses.

O crescimento do serviço vem, em boa medida, graças a um novo momento no que diz respeito aos hábitos dos consumidores digitais. Mais acostumados a pagar por serviços mais refinados, usuários estão também mais dispostos a aderir a programas de assinatura digitais que tragam alguma facilidade ao dia a dia.

Diante disso, a Rappi tem reforçado essa vertical desde o segundo trimestre deste ano. A ideia do aplicativo é continuar nessa crescente e ter pelo menos 50% da base de usuários como assinantes. No longo prazo, os modelos de assinatura devem se tornar a principal fonte de receita da Rappi no Brasil.

“Queremos que não apenas os usuários que conhecem os benefícios multipliquem isso, mas também os parceiros, como HBO, por exemplo, que se beneficiam através disso e nos ajudem com uma comunicação orgânica”, diz. “Sem dúvida o Prime vai conduzir a estratégia da Rappi nos próximos anos”.

Semana de descontos

De 04 a 10 de julho, a Rappi promove a Prime Week, uma semana de descontos dedicada aos assinantes do clube de assinatura Prime. Entre os destaque da edição de julho estão descontos de até 30% em hotéis nacionais, e 20% em hotéis internacionais e de até 50% em diversos restaurantes. Produtos das marcas Heinz e Kibon também terão 40% de desconto em pedidos de mercado.

Fonte: Exame

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