Data Mercantil

QConcursos compra Folha Dirigida, site com 24 milhões de concurseiros

Edtech, agora propriedade da Yduqs, quer chegar ao “topo do funil” da audiência, aqueles que ainda não definiram que concurso vão fazer

Quem estuda para concurso sentiu o baque da pandemia: provas canceladas e sem previsão de abertura de novas vagas. Com a retomada das atividades, os editais voltaram e animaram as edtechs. Capitalizada depois da aquisição pela Yduqs em junho do ano passado, a QConcursos fechou a compra da marca Folha Dirigida, um dos maiores sites de do país em audiência de concurseiros.

A aquisição faz parte da estratégia da plataforma detida pela Yduqs — que pagou R$ 208 milhões pela QConcursos — de ampliar seu público, aumentando o número de inscritos nos cursinhos da casa. O valor do negócio com a Folha Dirigida foi de R$ 5,45 milhões.

“Muito mais do que a aquisição da marca, estamos adquirindo o know-how desse grupo de pessoas. Poderíamos fazer aqui, mas podemos fazer muito mais rápido com eles”, explica Caio Moretti, CEO da QConcursos. “A aquisição nos aproxima desse topo de funil, do concurseiro curioso, que normalmente só chega para nós quando já sabe que quer estudar.”

Com a edição impressa descontinuada e os esforços voltados para o digital, a história da Folha Dirigida começou em 1985 no Rio, com uma distribuição local que anos depois se tornou nacional. Sua editora ocupou um prédio tradicional na Rua do Riachuelo, no bairro da Lapa.

A QConcursos diz que não pretende intervir no editorial do site. “O interesse por uma marca separada, com uma equipe separada, é manter essa integridade na qualidade do conteúdo ao informar da melhor maneira diminuindo ao máximo o aspecto comercial. Estamos preservando ao máximo esse core de conteúdo e jornalismo porque não é o nosso core”, diz o executivo.

O site da Folha Dirigida teve 24 milhões de visitas únicas em 2021, conta com 284 mil inscritos no canal de Youtube e mais de 121 mil seguidores no perfil do Twitter. É um complemento para a QConcursos, que está no 16º lugar entre os maiores ‘ecommerces’ do Brasil e em primeiro na categoria educação, segundo um levantamento da agência de marketing digital Conversion — o que se traduz em um tráfego cerca de sete vezes maior que o da Folha Dirigida.

Com 450 mil alunos inscritos, a QConcursos já está na estrada desde 2008, quando o analista de sistemas Fernando da Silva Machado, que já tinha prestado concursos para o Ministério Público Federal e para o Tribunal Regional Federal, e outros dois colegas decidiram criar uma plataforma que facilitasse a parte prática do estudo, com provas e gabaritos anteriores. Moretti chegou à empresa em 2017 e, já como CEO desde 2019, conduziu a venda para a Yduqs em 2021, quando os fundadores deixaram o negócio.

Hoje, a edtech trabalha não só com provas e gabaritos, mas também avaliações de desempenho pessoal e em comparação com outros alunos. Com uso de inteligência artificial, indica os pontos fortes e fracos do aluno e exibe uma curadoria do conteúdo que precisará estudar, em planos que vão de R$ 32 a R$ 89,90 mensais. A expectativa da QConcursos com a retomada das atividades desse mercado é chegar a 2023 com um milhão de assinantes — mais que o dobro do que há atualmente, cerca de 447 mil.

Fonte: Pipeline Valor

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