Destaques
Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ibovespa recupera os 108 mil pontos na quarta sessão consecutiva de alta; dólar e juros DI recuam

Temores sobre variante Ômicron do coronavírus diminuem; otimismo com PEC dos Precatórios permanece

Ibovespa sobe nesta terça-feira (7) pela quarta sessão consecutiva, acompanhando um dia de otimismo generalizado no exterior, ficando cada vez mais próximo dos 110 mil pontos. Além de índices do mercado acionário, as commodities operam em alta hoje, desenhando um panorama positivo para a Bolsa brasileira. O dólar, por sua vez, aprofunda perdas.

Os temores sobre a variante Ômicron do coronavírus diminuíram após dados preliminares indicarem que a cepa não é tão grave quanto se imaginava. Porém, ainda faltam informações mais completas e os riscos estão sendo monitorados. Além disso, os mercados lá fora são amparados por uma série de indicadores econômicos positivos na Europa e na Ásia.

Aqui no Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) começa hoje sua última reunião do ano. Amanhã, o colegiado deve anunciar mais um ajuste na taxa básica de juros. A maioria das apostas aponta que a Selic deve subir 1,5 ponto percentual para 9,25% ao ano. Essa também é a estimativa dos economistas consultados pelo BC no Relatório Focus.

Na sexta-feira, os investidores vão conhecer o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de novembro.

As atenções seguem em Brasília para o andamento da PEC dos Precatórios, que, depois de ter sido aprovada com alterações no Senado, volta à Câmara para ser promulgada. A prioridade do governo federal é abrir espaço fiscal no Orçamento de 2022 e garantir o pagamento do Auxílio Brasil em parcelas de R$ 400,00.

O Palácio do Planalto tem pressa para ver o texto em vigor, por isso patrocina a possibilidade de “fatiamento” da proposta, caminho defendido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O movimento, no entanto, sofre resistências por parte dos senadores, que temem que a “PEC Paralela” pare na gaveta da Câmara dos Deputados, como ocorreu em outras ocasiões ‒ caso da própria discussão da reforma da previdência. De acordo com analistas, o fatiamento da PEC pode azedar o humor do mercado. A percepção é a de que se o texto for aprovado de qualquer jeito, poderá haver um sério problema fiscal.

Às 10h12 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em alta de 1,5% aos 108.483 pontos. O Ibovespa futuro para dezembro de 2021 avançava 1,3% aos 108.680 pontos.

Fonte: InfoMoney