Início Na prática, ESG ainda é teoria

Na prática, ESG ainda é teoria


Recente pesquisa comandada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, e a Stilingue, plataforma de monitoramento de redes sociais, trouxe um dado que acende forte luz amarela sobre a efetividade das ações ESG (ambiental, social e governança) no Brasil. Aliás, uma não: três.

De acordo com os 308 membros da rede do Pacto Global entrevistados, somente 51% afirmaram ser incentivados a considerar práticas com impactos sociais mais positivos em seu trabalho; 50% para impactos ambientais; e 48% para impactos de governança. Leve em conta que os entrevistados são das áreas de sustentabilidade (40%), profissionais com cargos de gestão geral (26%), compliance (8%) e somente 9% são de outras áreas que em teoria podem não ter nenhum tipo de ligação com a agenda. Como 100% deles trabalham em empresas que voluntariamente se associaram ao Pacto Global, não há o que justifique que cerca de metade dos respondentes não tenha as boas práticas como norte absoluto do seu trabalho. Opa, há sim uma explicação: greenwashing ou social washing.

Em outras palavras, ações socioambientais feitas somente para gerar marketing, mas pouco efetivas quanto ao real impacto positivo na sociedade. Além de irresponsáveis, uma hora ou outra essas empresas serão punidas pelo consumidor ou pelo capital.

Fonte: IstoéDinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Populares

Startup acelerada pelo SoftBank avança na América Latina e mira Brasil

A startup mexicana Kavak, que atua no mercado de venda de carros usados, faz sua primeira expansão na América Latina com a...

Huck se encontra com Leite para discutir aliança eleitoral em 2022 entre autores de manifesto

JOELMIR TAVARES - O apresentador Luciano Huck (sem partido) e o governador do Rio Grande do Sul,...

WIN, a tacada do BTG no futebol

A holding que controla o BTG Pactual e o empresário Claudio Pracownik estão se unindo para criar...

O furacão Katrina

O furacão, batizado como Katrina, começou a se formar, como uma zona de baixa pressão ao norte...