Cultura
Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Biógrafo de Philip Roth consegue nova editora após ser acusado de estupro

A biografia de Philip Roth escrita por Blake Bailey será publicada pela editora americana Skyhorse Publishing e estará à venda a partir de 15 de junho. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press, nesta segunda (17).
A publicação de “Philip Roth: The Biography” pela Skyhorse acontece após a editora americana WW Norton cancelar sua edição e venda do livro, no final de abril, em meio às recentes acusações de estupro e assédio contra Blake Bailey, autor da biografia.
A maior parte das acusações contra Bailey são de um grupo de seus ex-estudantes, que tiveram aulas com ele na década de 1990, numa escola de Nova Orleans.
Segundo Eve Peyton, o escritor a estuprou quando ela era estudante da Universidade de Missouri, em junho de 2003 e disse ainda que lhe desejava desde quando ela tinha apenas 12 anos de idade.
“Bailey estará livre para buscar publicação [de livros] em outra editora, se quiser”, disse a presidente da editora Norton, Julia Reidhead, ao jornal The New York Times, após anunciar o fim do contrato com o autor.
Billy Gibbens, advogado do escritor, afirmou em nota que Bailey discordou da decisão da Norton e negou todas as acusações. De acordo com o jornal The New York Times, ele enviou um email classificando as denúncias como “categoricamente falsas e difamatórias”.
No Brasil, a Companhia das Letras é quem tem os direitos de tradução da biografia de Philip Roth. Em abril, após as acusações contra Bailey, suspendeu a tradução.
A editora, no entanto, ainda não se posicionou sobre o anúncio da Skyhorse Publishing.

Fonte: FolhaPress