Internacional
Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Quase 40 milhões de armas foram compradas em 2020 nos EUA

As vendas de armas nos Estados Unidos cresceram 40% em 2020, para quase 40 milhões de unidades. Entre estes compradores, mais de 5 milhões de pessoas adquiriram armas pela primeira vez no ano passado.

Uma análise do levantamento, feita pela CNN, relatou um forte aumento nas vendas de armas para negros e mulheres. O público feminino comprou 40% mais armas até setembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em janeiro de 2021, as vendas já seguiram a tendência de alta, com crescimento de 60%, para 4,1 milhões de unidades. O resultado faz com que janeiro seja o mês com maior número de armas comercializadas na história do País desde 1998, quando começou a verificação nacional.

O estado com mais vendas em janeiro foi Illinois, com um número de 1 milhão. Isso é 24% das vendas nacionais do mês. No entanto, o estado tem pouco menos de 4% da população nacional. No ritmo atual, os especialistas preveem que as vendas de armas nos EUA chegarão a quase 50 milhões neste ano.

A agência de inteligência FBI rastreia as vendas de armas e publica uma lista de checagem com quem comprou. Das mais de 310 milhões de verificações feitas desde o início do programa, houve apenas 1,5 milhão de recusas.Playvolume00:00/00:59TruvidfullScreen

De acordo com cientistas sociais escutados pelo USA Today, a crescente agitação civil pode ter levado as pessoas a comprar armas para proteção pessoal e familiar. Outra teoria é que a incerteza provocada pela pandemia seja uma das principais causas.

Fonte: IstoéDinheiro